Evento é Bienal: Itabela não terá Festa do Café em 2025; próxima edição será realizada apenas em 2026

O município de Itabela, não irá realizar a tradicional Festa do Café neste ano de 2025. A próxima edição do evento, considerado um dos mais importantes da região para o fortalecimento da economia e da cultura local, está prevista apenas para agosto de 2026.

A Festa do Café segue uma tradição bienal e, por esse motivo, não acontece todos os anos. A última edição, a 14ª, foi realizada em agosto de 2024 e reuniu milhares de pessoas, produtores, empresários e turistas em torno das comemorações que destacam a força do café como principal produto agrícola do município.

Na edição de 2024, grandes nomes da música nacional passaram pelo palco da festa, como Léo Santana, Pablo, César Menotti & Fabiano, Liene Show e Ventura. As apresentações movimentaram a cidade e reforçaram a importância do evento para o turismo, a cultura e a economia local.

Apesar da expectativa do público, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a frequência da festa. O evento sempre foi realizado a cada dois anos, justamente para garantir uma organização de qualidade e proporcionar um calendário alinhado à produção cafeeira da região, além de fortalecer as parcerias e atrair grandes atrações.

Mais do que um evento festivo, a Festa do Café é reconhecida como uma importante vitrine para o agronegócio, sendo palco de debates, exposições, palestras técnicas, concursos de qualidade e incentivo à produção do café, que é a principal atividade econômica do município. Além disso, movimenta a economia local com a geração de emprego e renda, atraindo visitantes de diversas partes da Bahia e até de outros estados.

A realização da Festa do Café é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabela e o Sindicato dos Produtores Rurais, unindo forças para valorizar o setor cafeeiro e promover o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

A expectativa é que a 15ª edição aconteça com ainda mais força em 2026, reafirmando Itabela como uma das principais referências da cafeicultura no sul da Bahia.

Compartilhe: