Polícia Civil deflagra Operação Albergue contra facção que usava asilo de idosos como ponto de apoio em Itabela

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itabela e com o apoio da Polícia Militar (28º BPM), deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12) a Operação Albergue, com o objetivo de cumprir mandados judiciais de busca e apreensão e desarticular um esquema de apoio logístico a uma facção criminosa que utilizava as dependências de um asilo de idosos no município.

As investigações, conduzidas no âmbito de um inquérito policial, apuram crimes de associação criminosa armada, receptação e favorecimento real, e tiveram início após a apuração de um homicídio ocorrido na região.

De acordo com a Polícia Civil, o veículo utilizado nesse homicídio — um Fiat Uno branco, roubado — foi encontrado no dia 27 de outubro deste ano ocultado dentro da sede da “Casa dos Idosos Giuseppe Aras”, localizada na Avenida Guaratinga, em Itabela.

Durante as apurações, a polícia descobriu que a antiga sede da instituição, situada no bairro Bandeirantes, também estava sendo usada como base de apoio para as ações da facção criminosa.

Com base nos elementos reunidos, a autoridade policial representou por medidas cautelares, que foram deferidas pela Vara Criminal de Itabela. Nesta manhã, as equipes cumpriram mandados em três locais principais: A residência do ex-diretor da instituição; A sede atual do asilo, onde o carro roubado foi encontrado; A antiga sede, utilizada como base da facção e residência de um vigilante.

O material apreendido será encaminhado para perícia técnica, e os resultados devem subsidiar o andamento das investigações.

Ainda segundo a Polícia Civil, não houve prisões nesta fase da operação, que teve foco na coleta de provas. A corporação destacou que seguirá atuando de forma rigorosa na apuração dos fatos e na desarticulação de organizações criminosas na região de Itabela.

Compartilhe: