A partir desta segunda-feira (2 de dezembro), a tecnologia 5G standalone está disponível em todos os 5.570 municípios brasileiros, marcando um avanço significativo na conectividade do país. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações anunciaram que a liberação da faixa de 3,5 GHz, crucial para a implementação do 5G de alta velocidade, foi concluída com 14 meses de antecedência em relação ao prazo original, veja os municípios cobertos neste link.
Importância do 5G Standalone
O 5G standalone promete transformar setores como saúde, agricultura e indústria, oferecendo velocidades ultrarrápidas e uma latência reduzida. Essa rede, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, tem o potencial de conectar áreas urbanas e rurais de maneira eficiente.
Desafios e Conclusão da Liberação
A liberação da faixa foi gerida pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras do leilão de 2021. A EAF foi responsável pela limpeza da faixa e pela implementação de infovias na Amazônia e redes privadas para o governo federal. O processo incluiu a mitigação de interferências e a desocupação de 1.482 estações de satélites e a migração da TV aberta, com a instalação de mais de 4,3 milhões de kits de parabólicas digitais em residências de famílias de baixa renda.
Próximos Passos
A instalação das redes 5G em cada município dependerá do planejamento das operadoras. Para informações sobre cobertura, estações e aparelhos compatíveis, os usuários podem consultar os painéis de dados da Anatel.
Parabólicas Digitais
A EAF, sob a marca Siga Antenado, continuará oferecendo kits gratuitos de parabólicas digitais para famílias em situação de vulnerabilidade que ainda utilizam antenas tradicionais. Mais detalhes podem ser obtidos pelo site da Siga Antenado ou pelo telefone 0800-729-2404.