Em Eunápolis-BA homem é preso por exercício ilegal de medicina e equipamentos apreendidos

A Polícia Civil de Eunápolis realizou uma operação nesta terça-feira, 05 de novembro, que resultou na apreensão de equipamentos oftalmológicos e na identificação de exercício ilegal da medicina na Igreja Batista Ebenézer, no bairro Dinah Borges. A ação ocorreu após denúncias de que Douglas Lima Prates, 29 anos, de Minas Gerais, estaria realizando atendimentos optométricos sem autorização legal no local.

Ação e apreensão de equipamentos

Durante a abordagem, uma equipe de inteligência da Polícia Civil registrou uma intensa movimentação de pessoas na área de fundos da igreja, onde Douglas atendia pacientes. Diversos equipamentos característicos de consultórios oftalmológicos foram apreendidos, incluindo uma máquina autorefratora, pupilômetro digital, caixa de lentes, quadro de teste de visão, fichas de atendimento, além de uma máquina de cartão e um carimbo identificando-o como “optometrista.”

Denúncia e responsabilidade

Douglas Lima Prates foi encaminhado à delegacia, onde respondeu pelo exercício ilegal da medicina. Segundo testemunhas, a ação era promovida como um “mutirão gratuito” de exames de vista, mas com cobrança pelas lentes, com valores variando entre R$ 300 e R$ 700. Testemunhas também afirmam que o vereador Marcos Resende, conhecido como Xinha, apoiava o projeto.

A AMOESB (Associação dos Médicos Oftalmologistas do Extremo Sul da Bahia) se manifestou por meio de seu advogado, Dr. Leonardo Maia, que elogiou a operação da Polícia Civil: “A Polícia Civil presta um grande serviço à sociedade, sobretudo no que tange à saúde pública ocular. A associação segue firme no propósito de garantir tratamento adequado e por profissionais qualificados para o atendimento oftalmológico.”

Todo o material apreendido será encaminhado para perícia, e as investigações continuam para identificar possíveis outros envolvidos e esclarecer os detalhes do caso.

Fonte: Saiu na Mídia

Compartilhe: